Svetlana Aleksiévitch

Editora Companhia das Letras

Uma história ainda pouco conhecida, contada pelas próprias personagens: as incríveis aventuras das soldadas soviéticas que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.

Escolha o formato e compre na Amazon:

Descrição

A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente.

É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Alexiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

“Passei três anos na guerra… E, nesses três anos, não me senti mulher. Meu organismo perdeu a vida. Eu não menstruava, não tinha quase nenhum desejo feminino. E era bonita… Quando meu futuro marido me pediu em casamento… Isso já em Berlim, ao lado do Reichstag… Ele disse: “A guerra acabou. Sobrevivemos. Tivemos sorte. Case comigo”. Eu queria chorar.”

Destaques do Livro

Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015
Aleksiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência e a sombra onipresente da morte
Uma história ainda pouco conhecida, contada pelas próprias personagens: soldadas soviéticas que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial

Destaques populares do Kindle

Fazer a pergunta de Dostoiévski: o quanto há de humano no ser humano, e como proteger esse humano em si?
Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração.
Uma pessoa fica mais exposta e se revela mais, acima de tudo, na guerra e, talvez, no amor.

Mais informações

Tradução: Cecília Rosas

Páginas: 392

Idioma: Português

Data de Publicação: 27/11/2024

Dimensões: 21 x 13.6 x 2.6 cm

ISBN-10: 8535927433

ISBN-13: 978-8535927436

Sobre o Autor

Svetlana Aleksiévitch

Svetlana Aleksiévitch

Svetlana Aleksiévitch nasceu na Ucrânia, em 1948. Jornalista e escritora, refinou ao longo de sua obra uma escrita única, desenvolvida a partir da observação da realidade e ostentando as melhores qualidades narrativas da tradição da literatura em língua russa. Em 2015, recebeu o prêmio Nobel de literatura.