Livro Notas Sobre o Luto de Chimamanda Ngozi Adichie

Notas Sobre o Luto

Chimamanda Ngozi Adichie

Editora Companhia das Letras

Escrito por uma das maiores vozes da literatura contemporânea, esse livro é um relato não apenas sobre a morte de um pai amado, mas também sobre a memória e a esperança que permanecem com aqueles que ficam.

Escolha o formato e compre na Amazon:

Descrição

Escrito após a morte do pai de Chimamanda Ngozi Adichie em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19 que mantinha distante a família Adichie, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela.

Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele. Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar.

Em poucas páginas, Notas sobre o luto é um livro imprescindível, que nos conecta com o mundo atual e investiga uma das experiências mais universais do ser humano.

“Era tão próxima do meu pai que sabia sem querer saber, sem saber inteiramente o que sabia. Uma coisa dessas, temida durante tanto tempo, finalmente chega, e na avalanche de emoções vem também um alívio amargo e insuportável. Esse alívio se torna uma forma de agressão, e traz consigo pensamentos estranhamente insistentes. Inimigos, atenção: o pior aconteceu. Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”

NOTAS SOBRE O LUTO

No último ano, a escritora Chimamanda Ngozi Adichie perdeu duas das pessoas mais importantes de sua vida: sua mãe e seu pai. E assim como muitos ao redor do mundo, ela viveu o sofrimento da separação definitiva. Escrito após a morte de James Nwoye Adichie, em junho de 2020, durante a pandemia de coronavírus, Notas sobre o luto é um poderoso relato sobre a imensurável dor da perda e as lembranças e resiliência trazidas por ela. Consciente de ser uma entre milhões de pessoas sofrendo naquele momento, a autora se debruça não só sobre as dimensões familiares e culturais do luto, mas também sobre a solidão e a raiva inerentes a ele. Com uma linguagem precisa e detalhes devastadores em cada capítulo, Chimamanda junta a própria experiência com a morte de seu pai às lembranças da vida de um homem forte e honrado, sobrevivente da Guerra de Biafra, professor de longa carreira, marido leal e pai exemplar.

Destaques do Livro

Da aclamada e best-seller autora global, conhecida por Sejamos Todos Feministas, uma narrativa oportuna e profundamente pessoal sobre a perda de seu pai
Com uma eloquência crua, Notas sobre o Luto… captura a confusa desordem do luto em uma sociedade que exige serenidade, quando você prefere apenas gritar
O luto é indelicado… As palavras de Adichie dão uma voz autêntica e bem-vinda a essa que é a mais universal das emoções, mas também uma das mais universalmente evitadas

Destaques populares do Kindle

Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou de forma permanente?
O luto não é etéreo; ele é denso, opressivo, uma coisa opaca. O peso é maior de manhã, logo depois de acordar: um coração de chumbo, uma realidade obstinada que se recusa a ir embora.
A notícia é como um desenraizamento cruel. Ela me arranca do mundo que conheço desde a infância.

Mais informações

Tradução: Fernanda Abreu

Capa: Claudia Espínola de Carvalho

Páginas: 144

Idioma: Português

Data de Publicação: 03/02/2025

Dimensões: 16 x 11 x 1 cm

ISBN-10: 6559210693

ISBN-13: 978-6559210695

Sobre o Autor

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977. Aos dezenove anos, ela se mudou para os Estados Unidos, onde se formou em comunicação e ciências políticas. É autora dos romances Hibisco roxo, Meio sol amarelo e Americanah. Além destes, a Companhia das Letras publicou no Brasil também seu livro de contos, No seu pescoço, e seus ensaios Sejamos todos feministas, Para educar crianças feministas, O perigo de uma história única e Notas sobre o luto.