Após O Problema dos Três Corpos, a humanidade enfrenta uma invasão alienígena iminente. Com defesas expostas aos trissolarianos, o Projeto Barreiras confia a quatro pessoas a tarefa de criar estratégias em completo isolamento.
Depois de O problema dos três corpos , a humanidade se prepara para a iminente invasão alienígena. A Organização Terra-Trissolaris ― formada por habitantes da Terra que traíram seus iguais para se associar aos alienígenas ― pode ter sido derrotada, mas a presença de partículas subatômicas, os sófons, revela todo o conhecimento da humanidade para os invasores, e as defesas terráqueas são um livro aberto para os trissolarianos.
Nesse contexto, em que só a mente humana é segura, é montado o Projeto Barreiras: quatro pessoas serão encarregadas de pensar em uma estratégia para a salvação do mundo. A Barreira está completamente isolada, protegendo seus pensamentos do restante da humanidade, mas até que ponto é possível guardar um segredo?
“— Sabe qual é o maior gesto de consideração que uma raça ou civilização pode receber?
— Não, qual?
— Aniquilação. Esse é o maior sinal de respeito possível para uma civilização. Eles só se sentiriam ameaçados por uma civilização que realmente respeitam.”
A invasão alienígena é anunciada. Os humanos que colaboraram com Trissolaris e se voltaram contra seus pares foram derrotados. Mas os trissolarianos enviaram sófons para a Terra, e tudo o que é escrito ou falado no planeta está disponível para eles. O único segredo que ainda persiste é a mente humana.
Cixin Liu nasceu em 1963 na China, e é o mais prolífico autor de ficção científica do país. Formado em engenharia pela Universidade do Norte da China, foi engenheiro em uma usina elétrica antes de se tornar escritor. Venceu oito vezes o mais importante prêmio chinês de ficção científica, além de ter sido o primeiro autor não anglófono a vencer o prêmio Hugo de melhor romance.