Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar? Embora seja um livro ambientado no Japão, os temas que exploro são universais – amor, perda, recordações, amizade, gratidão, arrependimento e redenção.
Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado. Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo.
Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado.
A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.
Antes que o Café Esfrie é um romance do autor japonês Toshikazu Kawaguchi e best‐seller do USA Today e do Times de Londres. Alcançou o 1º lugar na lista de mais vendidos (ficção literária internacional) da rede de livrarias Waterstones, no Reino Unido, e foi o romance traduzido mais vendido de 2020. No Japão, ultrapassou a incrível marca de 1 milhão de livros vendidos e segue fazendo sucesso em outros países como Taiwan, França e Itália.
E você, quem gostaria de encontrar, uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo? Um grande amor, um filho, um irmão, um amigo…
Para quem você gostaria de dizer algumas derradeiras palavras, ou mesmo o que nunca foi dito? Para alguém que já se foi? Ou que está por vir?
O que você gostaria de ouvir daquela pessoa que tanto lhe faz falta? Quais sentimentos, presos na garganta, viriam à tona? Viajar para se redimir? Para se desculpar? Para agradecer? Para corrigir algo? Para chorar até curar o coração? Para entender o presente? Para dizer certas verdades? Para descobrir o porquê?
Para poder seguir em frente.
Toshikazu Kawaguchi nasceu em Osaka, no Japão, em 1971. Foi produtor, diretor e dramaturgo do grupo teatral Sonic Snail. Como dramaturgo, seus trabalhos incluem COUPLE, Sunset Song e Family Time. Antes que o Café Esfrie é a adaptação de uma peça da 1110 Productions, escrita por Kawaguchi, que ganhou o grande prêmio do 10º Festival de Teatro de Suginami.