Publicado originalmente em 1972, Encontro com Rama, considerado um dos mais importantes do autor, ganhou alguns dos principais prêmios literários da ficção científica: o Hugo, o Nebula, o Júpiter e o British Science Fiction Association.
A trama tem início com um gigantesco meteoro que atinge a Terra e devasta grande parte da Europa, dizimando populações e causando danos irreparáveis. Para evitar que catástrofes como essa acontecessem novamente, líderes mundiais e cientistas de todo o planeta se uniram e criaram o sistema de monitoramento espacial, Spaceguard.
Cinquenta anos após esse episódio, uma missão é incumbida de desvendar os mistérios de um novo meteoro, capaz de causar danos ainda maiores em todo o sistema solar. Mas, longe ser apenas mais um astro errante no universo, Rama se revela uma sofisticada e complexa construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.
Encontro com Rama é surpreendente e meticuloso quando o assunto é ciência. Mas, é o relato dessa jornada espacial que faz desse clássico uma das mais criativas obras da ficção científica mundial.
Considerado um dos escritores máximos da ficção científica do século 20, Arthur C. Clarke ganhou inúmeros prêmios internacionais por sua obra ficcional, por seus escritos científicos e por sua inabalável confiança no potencial humano, que fez dele um verdadeiro visionário. Entre seus trabalhos mais notáveis estão O fim da infância – adaptado para a tevê em 2015, em minissérie produzida pelo canal Syfy –, Encontro com Rama, As fontes do paraíso e 2001: uma odisseia no espaço, este último imortalizado nas telas de cinema por Stanley Kubrick. Nascido em Minehead, Inglaterra, em 1917, Clarke morreu na cidade cingalesa de Colombo em 2008, aos 90 anos, deixando um legado literário impressionante, com mais de 100 milhões de livros vendidos.