Pioneiro ao narrar o contato entre seres humanos e alienígenas, O Fim da Infância é um clássico da literatura de ficção científica. Nessa obra o autor faz uma reflexão sobre a natureza do homem e a sua relação com a Terra e o universo.
Nos primeiros anos da Guerra Fria, uma raça tecnologicamente superior ao homem desce dos céus para governar a Terra. Ao contrário do que se poderia imaginar, os invasores se mostram benevolentes e acabam conduzindo o planeta a um período de prosperidade jamais visto, em que não mais existem violência, fome e doenças.
Com poucos focos de resistência, a humanidade se rende ao invasor. Mas os Senhores Supremos têm suas regras: não é permitido a ninguém os conhecer, e a exploração do espaço está terminantemente proibida aos homens.
Entre revelações surpreendentes e um vago mal-estar que assombra os corações humanos, o real propósito dos novos líderes permanecerá oculto por duzentos anos. Até que a humanidade esteja pronta. Até que uma missão seja cumprida. Até que a raça humana conheça o destino que lhe foi traçado.
Os Senhores Supremos apareceram repentinamente sobre cada cidade — intelectual, tecnológica e militarmente superiores à humanidade. Benevolentes, fizeram poucas exigências: unificar a Terra, eliminar a pobreza e acabar com a guerra. Com pouca resistência, a humanidade concordou, e uma era de ouro começou.
Mas a que custo? Com a chegada da paz, o homem deixa de buscar a grandeza criativa, e uma apatia se instala sobre a raça humana. Para aqueles que resistem, torna-se evidente que os Senhores Supremos têm sua própria agenda. À medida que a civilização chega a um ponto de decisão, os Senhores Supremos significarão o fim da humanidade… ou um novo começo?
Considerado um dos escritores máximos da ficção científica do século 20, Arthur C. Clarke ganhou inúmeros prêmios internacionais por sua obra ficcional, por seus escritos científicos e por sua inabalável confiança no potencial humano, que fez dele um verdadeiro visionário. Entre seus trabalhos mais notáveis estão O fim da infância – adaptado para a tevê em 2015, em minissérie produzida pelo canal Syfy –, Encontro com Rama, As fontes do paraíso e 2001: uma odisseia no espaço, este último imortalizado nas telas de cinema por Stanley Kubrick. Nascido em Minehead, Inglaterra, em 1917, Clarke morreu na cidade cingalesa de Colombo em 2008, aos 90 anos, deixando um legado literário impressionante, com mais de 100 milhões de livros vendidos.