Uma história de detetive impressionantemente imaginativa, um relato de um casamento em desintegração e uma escavação dos segredos enterrados da esquecida campanha do Japão na Manchúria durante a Segunda Guerra Mundial
Toru Okada é um jovem casado e sem filhos, que leva uma vida banal em Tóquio. Quando seu gato desaparece, ele vê seu cotidiano se transformar. A partir disso, personagens cada vez mais estranhos começam a aparecer, transformando a realidade em algo digno de sonho. Com seus fantasmas invadindo o mundo real, Toru Okada é obrigado a enfrentar os problemas que carregou consigo por toda a vida.
Conjugando os elementos mais marcantes da obra de Haruki Murakami, Crônica do Pássaro de Corda fala sobre a efemeridade do amor, a maldade que permeia a sociedade moderna e o legado violento que o Japão trouxe de suas guerras. Cativante, profético, cômico e impressionante, é um tour de force sem paralelos na literatura atual.
Em um subúrbio de Tóquio, um jovem chamado Toru Okada procura o gato desaparecido de sua esposa — e depois sua esposa também — em um submundo sob a superfície plácida da cidade. À medida que essas buscas se cruzam, ele encontra um grupo bizarro de aliados e antagonistas. Cativante, profético e permeado de comédia e ameaça, este é um dos romances mais aclamados e amados de Haruki Murakami.
Haruki Murakami nasceu em Kyoto, no Japão, em janeiro de 1949. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri e o Franz Kafka. O escritor vive atualmente nas proximidades de Tóquio. Dele, a Alfaguara publicou os relatos Do que eu falo quando falo de corrida e Romancista como vocação, a coletânea de contos Primeira pessoa do singular, os romances Kafka à beira-mar, Norwegian Wood, Ouça a canção do vento & Pinball, 1973, Crônica do Pássaro de Corda e a trilogia 1Q84, entre outros.