Em Caçando Carneiros, Murakami mistura mistério e mitologia em uma busca surreal. Um executivo de publicidade é envolvido por uma carta misteriosa, uma modelo sedutora e um homem-carneiro, em uma jornada que desafia sua realidade e revela segredos inesperados.
Lançado no Japão em 1982, Caçando Carneiros é o romance que tornou Haruki Murakami conhecido mundialmente. Permeado de mitologia e mistério, a obra é um thriller literário extraordinário.
O protagonista do livro é um personagem sem nome que leva uma vida tranquila trabalhando numa agência de publicidade, convivendo com a ex-mulher e alguns amigos – todos muito comuns, ou assim parece. Mas tudo muda quando ele recebe uma carta misteriosa e conhece pessoas inesperadas: uma modelo de orelhas sedutoras, um grupo político de direita com um chefe enigmático e, por incrível que pareça, um homem-carneiro.
Lançado em uma busca fantástica, ele terá que atravessar o Japão para encontrar o único carneiro que pode trazer novamente algum sentido ao seu cotidiano. Nessa jornada, nosso narrador se vê no lugar de um excêntrico detetive que, ao mesmo tempo em que esclarece pistas, descobre um pouco mais sobre si mesmo.
Ao mesclar situações banais a fatos inexplicáveis, Murakami faz com que o leitor mergulhe em seu universo e se deixe levar por suas narrativas oníricas.
A história começa de forma simples: um executivo de publicidade na casa dos 20 anos recebe um cartão-postal de um amigo e apropria-se casualmente da imagem para um anúncio de uma seguradora. O que ele não percebe é que, na cena pastoral, está uma ovelha mutante com uma estrela nas costas, e ao usar essa foto, ele acaba chamando a atenção de um homem de preto que faz um ultimato ameaçador: encontre a ovelha ou enfrente consequências fatais. Assim começa uma busca surreal e elaborada que leva o protagonista dos cenários urbanos de Tóquio às remotas e nevadas montanhas do norte do Japão, onde ele confronta não apenas a ovelha mitológica, mas também as limitações das tradições e os demônios dentro de si. Excêntrico e totalmente cativante, Caçando Carneiros é Murakami em seu melhor.
Haruki Murakami nasceu em Kyoto, no Japão, em janeiro de 1949. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri e o Franz Kafka. O escritor vive atualmente nas proximidades de Tóquio. Dele, a Alfaguara publicou os relatos Do que eu falo quando falo de corrida e Romancista como vocação, a coletânea de contos Primeira pessoa do singular, os romances Kafka à beira-mar, Norwegian Wood, Ouça a canção do vento & Pinball, 1973, Crônica do Pássaro de Corda e a trilogia 1Q84, entre outros.